Por que os músculos ficam doloridos

À medida que envelhecem, as pessoas começam a reclamar mais de dores nos músculos e nas articulações. Eles parecem enrijecer com a idade, e atividades comuns como se curvar para ler um jornal matinal podem fazê-los estremecer.

Essa dor pode apertar com tanta força que eles têm certeza de que ela começa no fundo de seus ossos. Mas, de acordo com uma pesquisa da Johns Hopkins Medical School, a verdadeira causa da rigidez e da dor não está nas articulações ou nos ossos, mas nos músculos e tecidos conjuntos que movem as articulações.

A resistência ao atrito gerada pelas duas superfícies de contato dos ossos nas articulações é insignificante, mesmo nas articulações danificadas pela artrite.

Flexibilidade é o termo médico usado para descrever a amplitude de movimento de uma articulação, desde o movimento completo em uma direção até o movimento completo na outra. Quanto maior a amplitude do movimento, mais flexível será a ligação.

Se você se inclinar para a frente com os quadris e tocar seus pés com a ponta dos dedos da mão, terá boa flexibilidade e amplitude de movimento nas articulações do quadril. Mas você pode se curvar facilmente com um gasto mínimo de energia e força? O esforço necessário para flexionar uma articulação é tão importante quanto sua amplitude de movimento possível.

Diferentes fatores limitam a flexibilidade e facilidade de movimento em diferentes articulações e músculos. No cotovelo e no joelho, a própria estrutura óssea estabelece um limite definido. Em outras articulações, como tornozelo, quadril e costas, o tecido mole - músculo e tecido conjuntivo - limita a amplitude de movimento.

O problema de articulações e músculos inflexíveis é semelhante à dificuldade de abrir e fechar um portão por causa de uma dobradiça enferrujada e raramente usada que ficou torta.

Consequentemente, se as pessoas não movimentarem regularmente seus músculos e articulações em toda a amplitude de movimento, elas perderão parte do potencial. É por isso que, quando essas pessoas tentam mover uma articulação após um longo período de inatividade, sentem dor e isso a desencoraja a continuar.

O que acontece a seguir é que os músculos encurtam com o desuso prolongado e produzem espasmos e cãibras que podem ser irritantes e extremamente dolorosos. A imobilização dos músculos, como os pesquisadores demonstraram com animais de laboratório, acarreta alterações bioquímicas no tecido.

No entanto, outros fatores desencadeiam dores musculares. Aqui estão alguns deles:

1. Muito exercício

Você sempre acreditou no ditado: "Sem dor, não há ganho?" Então, se você fizer isso, não será tão surpreendente que já tenha sentido os músculos doloridos.

O problema com a maioria das pessoas é que elas se exercitam demais pensando que é a maneira mais rápida e segura de perder peso. Até que doa, eles tendem a ignorar seus músculos e tecidos conjuntivos, embora sejam eles o que literalmente mantém o corpo coeso.

2. Envelhecimento e inatividade

O tecido conjuntivo liga o músculo ao osso por meio de tendões, liga o osso ao osso por ligamentos, cobre e une os músculos com bainhas chamadas fáscias. Com a idade, os tendões, ligamentos e fáscias se tornam menos extensíveis. Os tendões, com suas fibras densamente compactadas, são os mais difíceis de esticar. Os mais fáceis são as fáscias. Mas, se não forem alongadas para melhorar a mobilidade articular, as fáscias encurtam, colocando pressão indevida nas vias nervosas das fáscias musculares. Muitas dores são o resultado de impulsos nervosos que viajam ao longo dessas vias de pressão.

3. Imobilidade

Músculos doloridos ou dores musculares podem ser insuportáveis, devido à reação do corpo a uma cãibra ou dor. Nessa reação, chamada de reflexo de imobilização, o corpo imobiliza automaticamente um músculo dolorido, fazendo-o se contrair. Portanto, um músculo dolorido pode desencadear um ciclo vicioso de dor.

Primeiro, um músculo não utilizado fica dolorido por causa do exercício ou por ser mantido em uma posição incomum. O corpo então responde com o reflexo de imobilização, encurtando o tecido conjuntivo ao redor do músculo. Isso causa mais dor e, eventualmente, toda a área fica doendo. Um dos locais mais comuns para esse problema é a parte inferior das costas.

4. Teoria do espasmo

No laboratório de fisiologia da University of Southern California, algumas pessoas decidiram aprender mais sobre esse ciclo de dor.

Usando um dispositivo, eles mediram a atividade elétrica nos músculos. Os pesquisadores sabiam que músculos normais e bem relaxados não produzem atividade elétrica, ao passo que músculos que não estão totalmente relaxados apresentam um nível considerável.

Em um experimento, os pesquisadores mediram esses sinais elétricos nos músculos de pessoas com lesões atléticas, primeiro com o músculo imobilizado e, em seguida, com ele músculo alongado.

Em quase todos os casos, exercícios que relaxaram ou alongaram o músculo diminuíram a atividade elétrica e aliviaram a dor, total ou parcialmente.

Esses experimentos levaram à “teoria do espasmo”, uma explicação do desenvolvimento e persistência da dor muscular na ausência de qualquer causa óbvia, como lesão traumática.

De acordo com essa teoria, um músculo que está sobrecarregado ou usado em uma posição estranha fica cansado e, como resultado, eles doem.

Portanto, é extremamente importante conhecer as limitações e a capacidade dos músculos para evitar dores. Isso mostra que não é verdadeira a frase: "Sem dor, sem ganho". O que mais importa é como as pessoas ficam em forma, exercitando-se regularmente em uma faixa normal do que apenas uma vez, mas em uma rotina rígida.


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